08 dezembro 2014

Resenha - Várias Histórias

Autor(a): Machado de Assis
Páginas: 250
Editora: Martins Fontes

Vou começar a resenha de hoje dizendo... Mais uma resenha de uma das obras literárias que são leituras obrigatórias para o vestibular que vai ser nesse final de semana agora. Estão preparados? Esperando o restante das resenhas aqui no blog? Então vamos lá.

O livro de hoje é uma das obras do Machado de Assis, para quem gosta de Machado de Assis com certeza vai gostar dessa obra e para quem não gosta e quiser começar a ler, fica meu convite para estar iniciando, porque... O livro mostra coisas do nosso cotidiano, mostra coisas de outras épocas, mostra coisas como ideias que temos e o quanto podemos sermos confusos, mesmo em uma grande necessidade, exemplo de um dos contos foi quando o homem mesmo tendo sua esposa quase morta, na hora que ele foi fazer uma promessa ele não sabia se realmente queria prometer ou se queria ficar com o dinheiro dele, isso acaba mostrando também o quanto está sendo “diminuindo” o amor em relação ao próximo e o quanto está “aumentando” o desejo das pessoas em relação ao dinheiro, lucro, etc.

O livro é dividido em vários contos, onde cada um nos mostra uma coisa diferente, mostra uma analise diferente em relação ao ser humano. Com esses contos de Machado de Assis podemos analisar como o homem consegue conviver em grupos. Pode ser que eu esteja falando besteira, ou talvez eu esteja muito preocupada para onde a sociedade está caminhando, mas consegui ver muito nos contos de Machado de Assis a falta de amor ao próximo, o quanto dinheiro e outras coisas estavam sendo de mais valor do que outras coisas, claro que não foram em todos os contos, mas mesmo assim, isso mostra como grande maioria do ser humano realmente está sendo.

Um dos contos que eu acredito que mostra muito isso, além do “Entre Santos” que foi o caso que eu já citei ali em cima, teve o conto denominado de “O Enfermeiro”, onde o cara teve que cuidar de um senhor que estava quase morrendo, mas que era muito ranzinza e que ninguém suportava e com o tempo nem ele passou mais suportar o cara, o problema era que... O senhor era ranzinza por causa da doença e também porque ele não tinha ninguém que realmente se importava com ele, se você for parar para analisar quantos senhores e senhoras, quantas pessoas mais velhas passam por isso? Onde cuidaram de alguém durante tanto tempo na vida e depois não tem ninguém por eles, eles ficam quase que abandonados, isso é para pensar.

Para não se estender muito a resenha. E espero que vocês tenham tido uma noção sobre o que o livro trata, eu apenas devo dizer que... Todos os contos realmente servem para você analisar a sociedade em que vivemos nos dias de hoje, coisas como traição, falta de amor ao próximo, mostra de uma forma divertida uma lição onde às pessoas muitas vezes são usadas e depois que não servem mais para aquela pessoa ela acaba sendo descartada, isso geralmente acontece bastante quando uma pessoa quer atingir determinado objetivo, mas só vai conseguir com a ajuda da outra e depois que consegue acaba sumindo. E outra coisa muito legal foi um dos contos nos mostra que muitas pessoas têm sonhos, seja qual for, só que não da um jeito de conseguir realiza-lo, vai adiando, adiando até que um dia perde a oportunidade. Muitos sonhos e nenhuma ação não resolvem de nada, infelizmente.

A obra trata desses tipos de assuntos, então eu realmente espero ter te ajudado, caso você não tenha lido o livro por algum motivo, agora pelo menos você sabe do que se trata. ;)



Leia também:


Beijos. <3

Me siga nas redes sociais 

4 comentários:

  1. gosto bastante de machado e nao conhecia esse livro, ótima dica \o/

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bom mesmo. Vou procurá-lo!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Gosto desses livros que reúnem vários contos e principalmente tratam de assuntos que nos fazem pensar sobre a vida em sociedade. Ótima dica. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...