19 novembro 2014

Resenha – Agosto

Autor(a): Rubem Fonseca
Páginas: 352
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: O atentado contra o jornalista Carlos Lacerda na rua Tonelero é a deixa para o romance "noir" do escritor carioca em torno dos acontecimentos de agosto de 1954, que levaram ao suicídio do Presidente da República, Getúlio Vargas. – Retirada do Skoob




Da série leituras obrigatórias para vestibular da UFSC eu finalmente vim trazer mais uma resenha para você que quer fazer o vestibular, mas não leu o livro ou leu, mas quer ver algum ponto de vista diferente, seja qual for seu objetivo era esse livro que você estava procurando. (risos)




Agosto conta uma história que envolve politica, prostituição, homossexuais, preconceito, morte, problemas sociais por se assim dizer, investigações, mistério, etc. Então se você procura tudo isso, ou quase, você vai encontra no livro Agosto.

O livro já começa falando de um assassinato que ocorreu no dia 1º de Agosto, agora faz sentido do porque do nome, né? O comissário Mattos fica sabendo do assassinato e resolve investigar, ele quer descobrir que foi o responsável. Mattos passa vários problemas durante a história, ele tem uma úlcera no estômago e aquilo incomoda e muito ele, também acaba tendo problemas com duas mulheres uma que é a atual namorada dele e outra que é a ex dele. O comissário Mattos é um daqueles policias bonzinhos sabe? Sabe quando você veja um filme e a maioria dos policias são corruptos e sempre tem um que quer ser todo certinho e fazer tudo conforme a lei? Mattos é esse policial e isso faz com que acabe piorando e muito as coisas para ele.

A história começou com o assassinato de Paulo Gomes Aguiar, mas não fica apenas nisso... Além de você acompanhar toda a investigação com Mattos, você vai ficar sabendo de outras coisas na história que gira em torno de todo esse assunto. Na mesma época e é algo que aparece bastante é uma quase “guerra” entre Lacerdistas e Getulistas, alguns querendo que Getúlio Vargas saísse do poder e outros apoiando ele como presidente e o livro conta essa parte também, sabe? Como Getúlio Vargas estava em relação a isso tudo, o que ele fez que como todo mundo sabe Getúlio Vargas acaba matando-se e coisa do tipo.

O livro mostra como o povo via os homossexuais naquela época, melhor, me deixa reformular, como o povo não via, porque eles fingiam que não eram homossexuais, havia políticos principalmente que tentavam esconder isso, é onde entra a parte que alguns iam até o lugar que envolve prostituição e tal, apenas para que os outros achassem que eles eram heterossexuais e para que assim não houvesse um preconceito talvez. O que todo mundo sabe que existe um preconceito até hoje, apesar de que não deveria.

Outro ponto importante e que é preciso estar citando é que naquela época a mídia tinha muito “poder” assim como tem hoje em dia. O jornal que sempre publicava algo sobre Getúlio Vargas a mando de Lacerda, mostrando todas as coisas erradas que Getúlio Vargas fazia, deixou o povo meio sem saber quem apoiar, mas o jornal foi atacado pelo povo logo após a morte de Getúlio Vargas, alguns diziam querer vingar a morte do presidente, só sei que pelo livro deu para notar que a galera do jornal ficou meio que preocupada com o que poderia acontecer com eles, o povo estava era querendo mesmo colocar fogo no lugar.

Resumindo o livro conta basicamente isso, coisas que aconteceram na vida real, porém como uma dose de ficção para deixar diferente e fazer com que nós tivéssemos muito interesse em estar lendo o livro Agosto. A principio achei que não ia dar em nada, estava meio assim na hora que comecei a leitura, mas passando essa parte acabei achando a leitura agradável e interessante.

Se você mesmo que não vai fazer o vestibular da UFSC e achou interessante o assunto abordado no livro, eu recomendo que você leia.




Ah! Tenho uma página nova no Facebook, se você quiser acompanhar o blog no Facebook. :)

Um comentário:

  1. Parece incrivel!
    Adoreii a resenha!
    Bjs
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...