15 setembro 2014

Resenha – Quem, eu?



Autor(a): Fernando Aguzzoli
Páginas: 240
Editora: Belas-Letras


Sinopse: Ao ver a avó que o criou enfrentar o triste dia a dia de um portador de Alzheimer, Fernando Aguzzoli decidiu largar tudo que tinha – o emprego, a carreira, os estudos – para tentar amenizar o sofrimento com amor e muitas risadas. Convivendo com a divertida, bonachona e, claro, sempre esquecida vovó Nilva, Fernando, um jovem aspirante a filósofo com um talento epistêmico para a comunicação, aprenderá uma lição de vida que doença nenhuma poderá apagar. A história real que emocionou o Brasil e vai fazer o leitor rir e chorar em cada página, mas nunca mais se esquecer dela.






Uma avó. Um neto. Uma lição de vida.

Sinceramente, é assim que vou começar minha resenha, sinceramente se você leu a sinopse o livro é exatamente assim. E tudo que diz na sinopse sobre lhe fazer rir e chorar, com certeza ele não vai te decepcionar nessa promessa (claro, se você tiver um coração e entrar realmente no clima da história).

O livro ele conta a história de uma senhora, a dona Nilva e ele começa contando alguns fatos que aconteceram desde quando ela era bem pequena, para que você possa entender tudo que vai acontecer na vida de dona Nilva e de tudo que ela passou. O autor além de contar a história de sua avó, ele nos explica também que Alzheimer não é apenas do jeito básico que a gente conhece, mas que vai muito além disso. Ele nos mostra como é conviver com uma pessoa que tem Alzheimer, como você deve lidar, como você deve ter muita paciência, ou seja, que as vezes você deve apenas relevar algumas coisas. Mostra como a própria família acaba também sofrendo de piadinhas, ele mesmo recebia algumas piadinhas do tipo “Não lembra? Nem sua avó.”, mas ele relata no livro que ele tinha apenas dois caminhos a seguir ou ficar irritado ou chegar e rir junto, ou seja, levar de boa, o que em minha opinião é algo normal que também acaba acontecendo no nosso dia a dia.



O livro é meio que dividido em três partes eu diria assim, primeira parte com a história de dona Nilva, como eles descobriram que ela tinha Alzheimer, como funciona a doença, etc... E com alguns fotos dela, com seu neto ou com alguém da família e tal. Na segunda parte, tem apenas várias fotos tanto dela, quanto de sua família, etc... Na terceira parte vem os diálogos inesquecíveis, e eu tenho que dizer... Como é legal essa parte, você ri muito com eles sabe? É quase como se você estivesse naquela hora vendo o que está acontecendo.

O autor escreveu de um jeito que conseguiu nos levar para a vida deles, como se você fizesse parte da família e estivesse convivendo com eles naqueles exatos momentos, fez com que nós parássemos para pensar um pouquinho sobre várias coisas que acontecem na nossa vida. E eu acredito que o livro nos traz uma lição de vida. 




Eu particularmente, achei incrível o fato dele largar tudo, digamos assim, para passar a cuidar da avó dele, que ele chama carinhosamente como sua filha, essa mesma avó que sempre cuidou dele quando pequeno e ele se divertia tanto com sua avó, que como ele mesmo disse que os dois passaram a serem melhores amigos. Dai você vai lendo e para e pensar “Caramba, e tem tanta gente por ai que a única coisa que pensa em fazer com as pessoas mais velhas que cuidou de você, seja neto ou filho, é em colocar eles no asilo, como uma forma de se livrar” a palavra é forte, mas é a realidade. Vai visitar um lugar assim e conversa um pouquinho com as pessoas que cuidam de lá, o que geralmente dizem de alguns? “A família deixou aqui e nunca veio fazer uma visita”, eu não estou aqui para julgar ninguém, mas eu não tenho como deixar de dizer que a atitude de Fernando, assim como de toda a família foi linda, foi uma ótima atitude, o que deveria ser uma coisa supernormal. 



Eu fiquei cativada pela história e acho que se você quiser saber um pouquinho mais, deve realmente ler o livro, é rápido, porque você vai gostar tanto que a leitura vai fluir de maneira ótima. Recomendo para todos, sem nenhuma exceção.

E você, já leu? Gostou? Deixe sua opinião sobre a resenha o sobre o livro, caso já tenha lido. 


18 comentários:

  1. Oi Ana!!

    Adorei a resenha do livro, meu avô teve Alzheimer e faleceu esse ano e eu me identifiquei com a história.

    Bjs =^.^=
    www.noivaesposamae.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa que livro legal,e bem diferente dos que costumam ser resenhados na maioria dos blogs!
    Adorei ^^

    bjos
    http://blogdia29.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. poxa, parece mesmo uma historia bem bacana, eu adoro historias assim emocionantes com liçoes de vida

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facaebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. gostei da resenha deu vontade de ler o livro, gosto de livro assim parece que o autor conheceu realmente as pessoas do livro e decidiu escrever o livro
    http://descrevendonuvem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou... Bom, o autor conheceu mesmo a pessoa, porque era realmente a avó dele linda. :D
      Beijos.

      Excluir
  5. Que legal a historia é super diferente dos livros que eu leio mais fiquei curiosa para ler!
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    ♥ ótima resenha, parece que este livro é mesmo muito bom...

    Pinkiss
    by; Renata Princess ♥

    http://my-life-pink-s2.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. É muito bom sim. :D
      Beijos.

      Excluir
  7. adorei esse livro. minha avó tem alzheimer em estagio avançado. ja nao reconhece mais ninguem. ja passou por todas as fases! estamos sempre cuidando dela, da mesma forma que ela cuidou sempre da familia
    bjs
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awn que fofa... É muito bom saber disso Flavia, bem que vocês fazem de cuidar dela assim como ela sempre fez. Bela atitude. <3
      Beijos.

      Excluir
  8. Eu já vi essa história na tv, e eu achei maravilhosa, eu quero ler já!! :')


    Um beijo,
    Espero-te lá no meu blog.

    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/
    http://instagram.com/ychriste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosa né? Eu adorei a história. :D
      Um beijo.

      Excluir
  9. Quero muito ler, deve ser fantástica!
    Beijos
    Chai

    http://chaianefim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...